Talossa’s Historical Outline – Portuguese

Portuguese translation by Xhorxh Asmour

Em 26 de dezembro de 1979, Robert Ben Madison (nascido em 1966) declarou seu quarto independente dos Estados Unidos, tornando-o o Reino de Talossa (El Regipäts Talossan). “Talossa” deriva de uma palavra do idioma finlandês significando “dentro da casa”, pois o país inteiro era então simplesmente o quarto de infância do Rei Robert I e uma pequena casa estilo Tudor próxima à Universidade de Wisconsin. O reino posteriormente expandiu-se, chegando a abranger a zona leste da cidade de Milwaukee, a ilha de Cézembre (França) e o território antártico de Pengopäts. A capital é Abbavilla, localizada na província de Atatürk.

Talossa considera-se uma nação de verdade (não uma “micronação”) e possui uma história detalhada e complexa, salpicada de revoluções e disputas. Embora Talossa seja atualmente uma monarquia, no passado variou de república a estado comunista. Talossa “expandiu-se” para incluir cinco amigos de infância de Ben Madison e vários parentes no verão de 1981, ano que também marcou outras mudanças importantes na cultura talossense, particularmente o pleno surgimento do Glhetg (língua talossense) e as primeiras eleições democráticas de Talossa.

A década de 1990 trouxe Talossa à era da Internet: Wittenberg (nosso fórum de mensagens) foi criado e o site de Talossa entrou online pela primeira vez em 15 de janeiro de 1996, introduzindo uma nova geração de “Cybercits” (cidadãos da Net). Em meados dos anos 90, houve acirrados debates entre dois grupos cada vez mais divergentes: os “Old Growthers” (proto-talossenses) e os novos “Cybercits”.

Em 26 de setembro de 1997 ocorreu um êxodo de diversos cidadãos e candidatos a cidadão descontentes do Reino de Talossa, os quais formaram uma micronação chamada Penguínea. Um bom número de talossenses foi perdido naquele dia, que o rei denominou “O Vietnam de Talossa”. Penguínea possuía cerca de 20 cidadãos e seu centro espiritual localizava-se na ilha de Sta. Helena, próxima à costa de Queensland, Austrália. Era uma comunidade viva, com rica vida cultural, muitas revistas, transmissões de rádio, seriados da Web, bandas, uma galeria de arte online e participantes ativos. Com o passar do tempo surgiram muitas forças desagregadoras, devido à entrada e saída de cidadãos. Finalmente, após um debate sobre seu futuro, Penguínea foi transformada no ano 2000 na Comunidade Pangéia e depois na comunidade online de Polifonia, que terminou caindo, junto com seus membros, na obscuridade até finalmente se dissolver.

Muitos cidadãos começaram a ver Ben Madison como cada vez mais autoritário, até mesmo maluco. Assim, o ambiente político de Talossa uma vez mais se inflamou. Em 1998, um cidadão por nome de Chirisch dal Nava (hoje Kane dal Nava) imigrou para Talossa via Internet e imediatamente assumiu um papel inexorável na história talossense. Infelizmente, o rei Robert I, como muitos monarcas arbitrários, não aceitava de bom grado cidadãos com ideias radicalmente diferentes ou que contestassem seu próprio poder e autoridade. Ele e dal Nava nunca se deram bem. Robert I lançou uma campanha de perseguição com o intuito de expulsar dal Nava de Talossa por quaisquer meios legais (mas não necessariamente morais ou éticos). Debates acalorados logo forçaram os cidadãos a escolher de que lado ficar: os que apoiavam o rei, os defensores de dal Nava e os que não desejavam imiscuir-se naquela guerra pessoal. Em 1º de junho de 2004, ocorreu a segunda tentativa de secessão em toda a história de Talossa. Com batalhas políticas e pessoais fervilhando em torno de Ben e seu arqui-inimigo, dal Nava e vários cidadãos que o apoiavam abandonaram o Reino e criaram a República de Talossa, como micronação independente.

Isso deixou o rei Roberto I irado, e logo depois ele foi instado a sair ou correr o risco de perder Talossa completamente. Felizmente, ele cedeu e abdicou em 15 de agosto de 2005 em favor do jovem neto de sua esposa, que se tornou rei sob o nome de Louis I. O rei Louis, como menor, era incapaz de governar o país. Em 29 de novembro de 2006, ele abdicou por decreto do Ziu (Congresso). Mais uma vez seguiu-se um período de interregno. Em 14 de março de 2007, após eleito pelo Ziu e ratificado pela população, John Woolley (Rei John) subiu ao trono.

O Reino agora pode dedicar-se plenamente aos cidadãos e ao contínuo desenvolvimento da cultura e língua talossenses, permanecendo fortemente ativo devido a uma presença cada vez maior na Internet, com um fluxo contínuo de dois a três novos cidadãos por mês.